UFC - Universidade Federal do Ceará
Instituto UFC Virtual
Pró-Reitoria de Pós-Graduação
Coordenadoria de Pesquisa, Informação e Comunicação de Dados
Divisão de Planejamento e Ensino
Curso: CFCT - Curso de Formação Continuada de Tutores Turma 2013.2
Turma: T-31 - Química
Aula 01: Ponto de Partida - Primeira experiência em tutoria
Professor Formador: Fernando Antonio de Castelo Branco e Ramos
Cursista: Maria do Socorro Pinheiro da Silva
Olá! Estou eu aqui para contar sobre o meu primeiro encontro com EAD. E claro, como todo primeiro encontro, senti aquele friooo na barriga mas que bom que deu certo pois estou aqui compartilhando minha história com vocês!
Em 2011 fui convidada pelo meu colega de trabalho e então tutor Professor Claudio Barros para ser tutora na disciplina de Físico-Química II no pólo de Quiterianópolis, pois devido a distancia deste pólo não havia tutor disponível. Esse meu primeiro contato em sala de aula na EAD foi um momento de aprendizagem e vivencia de um "modo de educar" que até então eu ainda não havia presenciado e que de certa forma temia pelos resultados. Pois bem, passado o medo do desconhecido, enfrentei, errei, naquela oportunidade a turma era pequena (apenas 5 alunos) e isso me confortou pois tive mais tempo para me preparar. O decorrer do curso seguiu normalmente e a partir de então estou sempre como tutora mas nunca pego mais que uma disciplina pois devido a questão do tempo e da responsabilidade prefiro não me arriscar.
Hoje o meu olhar pra EAD mudou e vem mudando sempre! Sinto cada vez que a nossa presença é indispensável, não apenas como um mero professor que está ali pra corrigir, tirar dúvidas e sim como um incentivador, um amigo um guia para estes estudantes que estão na luta sofrida em busca de uma formação superior, de uma melhoria de vida.
A EAD me mostrou que educar é viver!!!
Socorro Pinheiro : )
Olá Socorro!
ResponderExcluirGostei sobre o que você escreveu sobre a sua vivências como tutora!
Abraço
Regina Célia
Obrigada!
ExcluirContribuir com a evolução acadêmica de alguém realmente é motivador para nós tutores. Parabéns pelo blog! ;D
ResponderExcluirObrigada Dafne. É o momento de retribuirmos o que um dia alguém fez por nós.
ExcluirSocorro, o mesmo temor que você teve, também me afligiu. E, da mesma meneira que ocorreu com você, em relação ao número de alunos. Fiquie com duas turmas. Uma em Sâo Gonçalo e outra em Russas.Ambas com apenas um aluno em cada. No nosso caso, o esforço quanto à motivação é ainda maior.
ResponderExcluirÉ sim e nós superamos! Força pra nós sempre.
Excluir